Esta é a primeira de algumas listas que produziremos sobre pesquisas brasileiras realizadas em 2019. Por isso, já avisamos: aqui está faltando muita coisa!
Optamos por assumir que estamos trazendo somente um pouquinho de tanta coisa boa que foi produzida no Brasil ano passado e prometemos fazer outras listas com indicações (com a ajuda de vocês). Há até as pesquisas que achamos, mas ainda não estão disponíveis on line (e estamos ansiosamente esperando para lê-las!).
Depois das indicações de livros sobre trabalho digital, recomendamos 17 pesquisas brasileiras de mestrado ou doutorado defendidas em 2019. A mesma regra da lista anterior vale para essa: a ordem é aleatória!
Entre os temas:
- plataformas digitais em meio a questões de monopólios, conglomerados e propriedade intelectual, incluindo debates sobre trabalho digital e plataformas de microtrabalho;
- trabalho de jornalistas em mídias alternativas;
- apropriação do discurso empreendedor pelas camadas populares, os diversos usos da MEI, e afroempreendedorismo;
- sofrimento ético e saúde no trabalho;
- homens trans no mercado de trabalho;
- condições de trabalho de terceirizados, trabalho dos carregadores do CEAGESP e regimes de produção no Walmart.
1. A empresa de si mesmo: a assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras – Brauner Geraldo Cruz Junior (UFABC)
2. Balanço da produção acadêmica brasileira sobre condições e relações de trabalho dos terceirizados – Adriana Marcia Marcolino (USP)
3. Dá um like, se inscreve no canal e compartilha o vídeo: um estudo sociológico sobre o trabalho e as novas tecnologias digitais no Youtube Brasil – Lucas Hertzog (UFRGS)
4. A redação virtual e as rotinas produtivas nos novos arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia – Ana Flávia Marques da Silva (USP)
5. Tecnologia, informação e poder: das plataformas online aos monopólios digitais – Jonas Valente (UnB)
6. “Custo baixo todo dia”: redes globais de produção e regime de trabalho no Walmart Brasil – Patrícia Rocha Lemos (UNICAMP)
7. Capitalismo de plataforma e direito do trabalho: crowdwork e trabalho sob demanda por meio de aplicativos – Renan Bernardi Kalil (USP)
8. Redes sociais na internet e a economia étnica: um estudo sobre o afroempreendedorismo no Brasil – Taís Silva Oliveira (UFABC)
9. O panorama atual das perícias em trabalho-saúde no Brasil: a construção das perícias em saúde do trabalhador – Bruno Chapadeiro Ribeiro (UNICAMP)
10. Diversidade de gênero no trabalho: trajetórias de inserção e permanência de homens trans no mercado de trabalho – Carolina Gonçalves Santos de Brito (UERJ)
11. A comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP – Jamir Osvaldo Kinoshita (USP)
12. Fora do eixo, dentro da lógica do capital: uma análise sobre as relações de trabalho do circuito cultural Fora do Eixo – Amanda Teixeira Silveira (UFES)
13. Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional – Thales Vilela Lelo (UNICAMP)
14. Habitando a distribuição de entretenimento: regimes de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria – Andressa Nunes Soilo (UFRGS)
15. Foto coletivos e o retrato de seu tempo: fotojornalistas em arranjos alternativos no contexto de reestruturação do processo produtivo do capital – Eduardo Viné Boldt (FIAM-FAAM)
16. Conglomerados midiáticos regionais: os meios de comunicação como meios de produção na territorialização do capital – Janaina Visibeli Barros (USP)
17. Empresários em um clique: um estudo sobre os usos diversificados do estatuto do microempreendedor individual – Filipe Vincensi Duarte (UFRGS)
Você conhece outras teses e dissertações sobre trabalho defendidas em 2019? Manda pra gente! Em breve, mais uma lista!