Acabando com a Invisibilidade em um Mundo Global

* Noopur Raval

Texto originalmente publicado na ACM Interactions com o título Interrupting Invisibility in a Global World

Com a ascensão da economia de plataformas sob demanda, o termo trabalho invisível ganhou destaque em várias disciplinas. Abrangendo tudo, desde o trabalho por tarefa ou peça digital até o trabalho na chamada gig economy, como Uber e entrega de comida, o “trabalho invisível” provou ser uma lente conceitual importante para compreender o valor do trabalho e do bem-estar dos trabalhadores.

Insights

– Trabalhador invisível é uma palavra popular nos estudos de trabalho por plataforma, mas precisamos ir além de revelar os trabalhadores ocultos no Sul Global.

– O trabalho em tecnologia em todo o mundo é hierarquizado, nem sempre oculto, e é regulamentado por meio de uma economia política global. Precisamos nos envolver com teorias diversas e situadas em tecnologia e trabalho.

Na sociologia do trabalho, os pesquisadores têm mostrado como os trabalhadores de serviços, incluindo comissários de bordo, secretárias, garçons, enfermeiras e muitos outros, se envolvem constantemente em suas próprias sobrevivências, não apenas regulando suas próprias emoções, mas também realizando outras formas de trabalho, não abertamente reconhecidos como parte de seu trabalho – e, portanto, trabalho não pago. O trabalho invisível prevalece em todos os domínios do trabalho e da vida, mas pessoas de certas comunidades profissionais e baseadas em identidades como mulheres, pessoas com deficiência, LGBTs, indígenas, pessoas não brancas, pessoas periféricas empreendem formas ainda maiores de trabalho invisibilizado dentro de casa e no local de trabalho.

É importante identificar e parar com a invisibilidade do trabalho por, pelo menos, dois motivos. Em primeiro lugar, o reconhecimento e a valorização das trocas remuneradas (ou trabalho) no mercado se apagam continuamente, ao mesmo tempo que dependem do trabalho reprodutivo dos indivíduos que realizam trabalho não remunerado (trabalho doméstico, trabalho de cuidados, etc.). Em segundo lugar, como tem falado Lilly Irani, entre outros, a construção e manutenção deliberada de “telas de invisibilidade” permite a avaliação diferencial de alguns trabalhadores como sendo criativos e altamente valorizados (por exemplo, engenheiros, cientistas, fundadores de startups) enquanto chama os outros (trabalhadores terceirizados) de mundanos, não qualificados e substituíveis. É interessante observar como o termo e o discurso em relação ao trabalho invisível tiveram ressonância global, inclusive nas discussões sobre o trabalho formal e informal no Sul Global. Medir, documentar e revelar quanto trabalho não remunerado mulheres e homens realizam em todo o mundo permitiu que os direitos das mulheres e ativistas trabalhistas pressionassem por políticas trabalhistas progressistas.

Dois importantes trabalhos acadêmicos recentes contribuíram para a crescente literatura sobre trabalho invisível. Ghost Work (2019), de Mary L. Gray e Siddharth Suri, foca no trabalho oculto ou obscurecido dos trabalhadores da Amazon Mechanical Turk na Índia e nos EUA, enquanto o livro de Sarah T. Roberts, Behind the Screen: Content Moderation in the Shadows of Social Media (2019), analisa “os trabalhadores invisíveis que nos protegem de ver o pior da humanidade na Internet comercial de hoje”, entrevistando moderadores de conteúdo nas Filipinas e no Vale do Silício. Outros livros recentes sobre “trabalhadores ocultos”, embora apenas nos EUA, incluem Voices from the Valley (2020) e Seeing Silicon Valley (2021). Neste artigo, comento esses trabalhos para examinar mais de perto o movimento analítico para visibilizar o trabalho ou um trabalhador, e a função política ou esperança investida na tática de visibilizar os trabalhadores por trás das telas. Em resposta ao tema desta edição, pergunto o que essa tática de revelação e, por extensão, inclusão das vozes dos trabalhadores – pode ou não fazer pelo presente e futuro dos trabalhadores digitais no Sul Global.

Dentro das comunidades acadêmicas ligadas à tecnologia nas humanidades, principalmente nos Estados Unidos, essa perspectiva de estudar “trabalhadores fantasmas” ou trabalhadores invisíveis ganhou força. Isso popularizou uma modalidade de ver ou revelar, que é, então, posicionada como um passo fundamental em busca de visões de futuros do trabalho globalmente progressistas. Em um e-mail para mim, a co-autora de Ghost Work, Mary L. Gray, esclareceu que “o trabalho fantasma não é uma referência a pessoas ou mesmo a tipos específicos de empregos…. tem o objetivo de descrever as condições que restam quando o valor e as contribuições dos trabalhadores são ignorados ou minimizados pela perspectiva da IA e da automação”. Embora Gray e Suri nunca usem o termo trabalhadores fantasmas – apenas trabalho fantasma – em seu livro, o conceito foi além do trabalho original para inspirar uma série de escritos sobre trabalhadores fantasmas (exemplos 1, 2 e 3), especialmente quando se refere aos trabalhadores da informação do Sul Global.

Em todos esses escritos, há muitas dobradiças que se colocam tanto sobre os trabalhadores ocultos quanto os segredos sujos da Internet, diferentemente de uma visão de Internet limpa, de fluxo livre e “inteligente”. Nesse sentido, a empatia e as ações éticas – ou consumo ético – dependeriam criticamente de nossa capacidade de ver, reconhecer e, portanto, sermos capazes de humanizar o outro – o funcionário de uma empresa terceirizada ou seus avatares, os turkers e os moderadores de conteúdo, os rotuladores de dados a milhares de quilômetros de distância sentados em seus computadores. A perspectiva do trabalhador fantasma tem sido incrivelmente eficaz em chamar a atenção para uma indústria crescente de trabalhadores de dados no Sul Global, destacando sua centralidade para o desenvolvimento da IA de ponta em todo o mundo. Seu alcance universal e apelo como uma metáfora nos permite ver a ordem econômica e regulatória global em que os consumidores no Norte Global recebem o máximo de privilégios, personalização e proteção ao custo direto dos trabalhadores de dados no Sul Global.

No entanto, como muitos já mostraram, no Sul Global, os trabalhadores de TI de todos os tipos já são extremamente visíveis – até mesmo celebrados – em suas geografias de origem como arautos da participação econômica global e da modernidade. O que não está claro na literatura sobre novas formas de trabalhadores digitais invisíveis é para quem essa revelação é encenada: quem são as pessoas que ainda não ouviram sobre os trabalhadores ocultos da tecnologia? Além disso, onde e como esses consumidores recém-conscientes podem agir para que os trabalhadores fantasmas da Índia, de Bangladesh, das Filipinas e outros lugares do Sul Global possam colher os frutos da ação ética no Norte Global? Finalmente, com base no trabalho de Lilie Chouliaraki e Jonathan Corpus Ong, eu pergunto: o que essa perspectiva – que gera um efeito empático entre os usuários do Norte Global – fornece em termos de caminhos  realmente significativos para a ação em relação aos sujeitos do Sul Global (trabalhadores e outros) localizados em economias predominantemente informais com realidades normativas amplamente diferentes em termos de legislação , futuros do trabalho, entre outros?

A invisibilização do trabalho é real e tem consequências para os trabalhadores independentemente da localização geográfica. No entanto, com base em minhas pesquisas sobre trabalho, também descobri que o que usamos como trabalho teórico e conceitual não apenas emana principalmente do Norte Global, mas também lida com uma linguagem que se pretende universal ou organizacional (exemplos 1 e 2). Assim, embora os argumentos sobre trabalhadores por plataformas, trabalhadores de tecnologia e trabalho invisível muitas vezes se refiram a unidades como a sociedade, o mercado ou o trabalhador, as pesquisas baseadas nos Estados Unidos muitas vezes falham em esclarecer onde o mercado está localizado e como todos os mercados domésticos que figuram em uma ordem global não são iguais ou os mesmos.

Duas questões surgem quando tento pensar com essas metáforas, embora de um lugar no Sul Global (Bengaluru, onde faço pesquisa de campo) e com meus interlocutores (trabalhadores por plataformas e de TI no Sul Global). Primeiro, o trabalho com tecnologia da informação é uma escolha profissional muito popular na Índia; tem sido assim há décadas devido à mobilidade socioeconômica que várias formas de trabalho em tecnologia têm proporcionado. Livros de Xiang Biao (Global Body Shopping, 2011), Carol Upadhya (Reengineering India, 2016), AnnaLee Saxenian (The New Argonauts, 2007), Kiran Mirchandani e Winifred Poster (Borders in Service, 2016), Purnima Mankekar (Unsettling India, 2015), Sareeta Amrute (Encoding Race, Encoding Class, 2016) e muitos outros documentaram e investigaram exaustivamente a ascensão e as implicações do trabalho terceirizado de TI, as vidas de trabalhadores de TI em perspectivas transnacionais e locais, e sua contribuição para moldar os cenários culturais, políticos e econômicos da Índia neoliberal. Os populares programas de TV e filmes dos Estados Unidos estão repletos de estereótipos do trabalhador indiano de TI. Enquanto estudava trabalhadores por plataformas na Índia, olhando para a literatura canônica sobre trabalhadores digitais, muitas vezes me perguntei: de quem estão escondidos esses trabalhadores do Sul Global? Quem precisa vê-los e o que o ato de vê-los faz realmente pelos trabalhadores e consumidores de plataformas? Nas ruas de Bengaluru, passando voando em suas bicicletas vestidos com camisetas da empresa- plataforma e em táxis com os logotipos Uber e Ola, os trabalhadores das plataformas estavam quase visíveis demais. Em um país com mais de 600 milhões de pessoas com menos de 25 anos clamando por empregos remunerados, paredes, postes de telefone, barracas de ônibus e banheiros públicos são cobertos por anúncios de empregos de TI com a promessa de pagamento rápido. No mínimo, a cidade está saturada de cenas de trabalho e trabalhadores de TI.

Em segundo lugar, a visibilidade dos trabalhadores de tecnologia como um todo, nacional e internacionalmente, não resultou necessariamente em reformas pró-trabalho para os trabalhadores do Sul Global. Dado o escopo deste artigo, não é possível detalhar como o trabalho em tecnologia se encaixa na história mais ampla do neoliberalismo e da história de crescimento da Índia como uma potência global, bem como o nível de camadas da indústria (trabalhadores de “baixa” versus trabalhadores de alta tecnologia, prestadores de serviço apoiando o trabalho de TI, etc.). O que é aparente é que se o movimento tático para visibilizar os chamados trabalhadores ocultos conseguiram mover alguma palha, contribuindo para movimentos da indústria, como o Facebook pagando um salário mínimo aos seus trabalhadores contratados, incluindo moderadores de conteúdo, essas reformas não foram estendidas ao exército global de contratados e subcontratados dentro do mesmo gasoduto: as contrapartes do Sul Global na Índia, no Paquistão, em Bangladesh e nas Filipinas. A tática de visibilização atinge seus limites no Sul Global. A simples exposição das condições de trabalho historicamente teve muito pouco efeito na transformação das realidades materiais dos trabalhadores do Sul Global.

Esta não é uma observação nova. Com base em suas décadas de pesquisa com trabalhadoras do setor de confecções de Bangladesh, Dina Siddiqi fez uma crítica poderosa aos movimentos de boicote do Norte Global que surgiram após o infame colapso da fábrica de Rana Plaza. A crítica de Siddiqi é relevante para a minha, pois os modos familiares e de senso comum em torno da empatia do Norte Global e as táticas que emergem dela são insuficientes para criar a mudança desejada no Sul Global. Como o meu trabalho e o de outros estudiosos do Sul Global  já enfatizaram, a transição para o “trabalho limpo”, como o trabalho baseado em computador, com uma empresa registrada é uma grande melhoria em relação a muitas outras ocupações manuais intensivas e do setor informal. Particularmente na Índia, a dignidade do trabalho e, de forma relacionada, a dignidade da vida são privilégios dos quais a maioria das pessoas não desfruta.

Então, referir-se aos corpos do Sul Global como trabalhadores fantasmas, mesmo como um movimento de recuperação, não exclui o debate sobre as maneiras como podemos falar sobre uma nova geração de trabalhadores terceirizados. Mas a linguagem molda nosso mundo e as metáforas são incrivelmente poderosas para guiar o que vemos no campo e como o vemos. Para esse efeito, metáforas como trabalhador fantasma, trabalhadores ocultos e por trás da tela sustentam a relação “oftálmica” (de ver e ser visto) entre os consumidores do Norte Global e uma variedade dos chamados trabalhadores ocultos no Norte e no Sul . Enfatizar simples ou veementemente o papel de conhecer e ver (se ao menos eles pudessem ver os trabalhadores ocultos!) pode não ser adequado para oferecer automaticamente caminhos para um design alternativo ou emancipatório em um mundo que compartilhamos desigualmente. Visibilizar a produção desempenha uma importante função estética de sacudir os progressistas do Norte, pois depende de revelar como eles estão próximos dos distantes escritórios das gravadoras de dados no Quênia, assim como eles uma vez perceberam sua proximidade com as fábricas exploradoras em Bangladesh. Mas em um mundo de cadeias de suprimentos globais, cuidado ou empatia definidos e praticados apenas por meio da visão do Outro Sul Global como igual a nós (humano), porém mais pobre tem pouco efeito a menos que se traduza em pelo menos uma ética cosmopolita fundamentalmente decolonial. Esta seria uma visão de mundo inculcada de um lugar compartilhado e de interdependência, portanto, um conhecimento engajado de contextos locais e nacionais, de histórias e políticas que vão além e antes de perceber que a IA de alguém foi feita por aquilo que estadunidenses e europeus consideram trabalho oculto mal pago.

O caminho a seguir

Não há saída fácil para a metáfora em si, mas minha crítica não se limita à linguagem. Este artigo pretende perturbar a relação oftálmica subjacente entre o Norte e o Sul globais, exemplificada pela perspectiva do trabalhador em tecnologia invisível. Esta perspectiva codifica uma relação de ver e revelar como a chave para imaginar e mobilizar consenso em torno de futuros éticos em relação à tecnologia, mas também viaja amplamente porque oferece uma linguagem universal para articular ligações entre diferentes sujeitos capitalistas em um mundo globalizado. Parte do trabalho de desestruturar o capitalismo é dar um zoom, atender à sua heterogeneidade e segui-lo de perto, em toda a sua especificidade. A implicação é não limitar nosso alcance a estudos específicos do local, embora o trabalho etnográfico rigoroso seja inestimável para nosso campo.

A questão em aberto aqui é a construção de teorias: como podemos desenvolver teorias que não estão atreladas à relação centro-periferia do Norte-Sul global (especialmente por meio dos EUA)? Felizmente para nós, já há modelos e exemplos, nomeadamente as redes de solidariedade Sul-Sul, teorias de pesquisas do Sul, e estudos sobre o Oceano Índico (cada abordagem listada aqui tem seus limites, mas a perspectiva dos estudos do Oceano Índico é particularmente interessante para mim, pois não só perturba os pressupostos do mercado Norte-Sul e do Atlântico, mas também descentra os estados-nação e as perspectivas baseadas na terra). Há uma lista mais longa de projetos intelectuais que viajam deliberadamente, portanto, criam mapas de alteridade. São aqueles que não ensaiam os circuitos Norte-Sul e oferecem diferentes visões de mundo. Esta é uma resposta sinuosa para o enigma dos trabalhadores ocultos, ao invés de uma solução direta, precisamente porque essa perspectiva está ligado ao projeto maior de teorização dentro dos estudos de tecnologia, onde o conhecimento do Norte é universalizado e os estudos do Sul Global são citados para suas particularidades como “estudos de caso”. Além da pesquisa – isso também serve para designers, professores e profissionais do Sul Global – o objetivo aqui é encorajar o pensamento conceitual que possa atender melhor às preocupações e realidades materiais do Sul Global.

Uma abordagem não universalista permite-nos compreender que as formas de trabalho boas ou más, valorizadas ou desvalorizadas, todas aparecem de forma inequívoca numa relação de relatividade entre Norte e Sul. Crucialmente, as escolhas de trabalho não podem ser entendidas sem amarras tanto em seus contextos locais como nacionais , bem como na divisão global de trabalho que há muito tempo determina as oportunidades e as geografias éticas e morais do Sul e do Norte. Em uma resenha de The Cleaners, um documentário sobre moderação de conteúdo em Manila, Lisa Parks levanta questões sobre o que os pesquisadores poderiam fazer e responder sobre os trabalhadores ocultos: o que pode ser aprendido com inventores e trabalhadores digitais em outras partes do mundo? Que trabalho esses trabalhadores estão realizando e para quem?

De modo geral, os trabalhadores de TI no Sul Global não são apenas as contrapartes ocultas e desvalorizadas dos trabalhadores do Norte Global. É interessante documentar e mostrar quais são seus desafios específicos, mas a pesquisa, o design e a defesa dos trabalhadores de tecnologia do Sul Global terão que ir além de “puxar a cortina” para revelá-los. Conforme mostrado neste artigo, a empatia e a consciência entre acadêmicos, ativistas e usuários do Norte Global tiveram impacto limitado sobre os movimentos de trabalhadores locais e nacionais. Talvez seja hora de recentralizar as condições materiais e políticas heterogêneas da maioria do mundo para sustentar a teoria e o design para a justiça do trabalhador em tecnologia.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer à Mary L. Gray por se envolver e oferecer esclarecimentos sobre o trabalho fantasma. Agradeço também a Seyram Avle, Sarah Fox e Paul Dourish por seus comentários generosos.

Noopur Raval é pesquisadora de pós-doutorado no AI Now Institute da New York University. Seu trabalho analisa o trabalho e as transformações urbanas por meio de plataformas de trabalho e tecnologias de IA. nar8914@nyu.edu

Tradução: Guilherme Martins Batista

Imagem: Gabor Ruskai

Sair da versão mobile