Trabalho Digital na China: entrevista com Jack Qiu

O trabalho digital não é feito só de engenheiros e designers no Vale do Silício, mas também de trabalho escravo na China. Jack Linchuan Qiu, professor da Escola de Jornalismo e Comunicação da Chinese University of Hong Kong (CUHKtem se dedicado a pesquisar o trabalho digital na China. Em 2017, publicou o livro Goodbye iSlave: a manifesto for digital abolition. A partir de entrevistas com trabalhadores da Foxconn, Qiu mostra um “protótipo da escravidão no século XXI no contexto da indústria de mídias digitais” como indicativo de um sistema mais amplo, incluindo Appcon e o sistema de produção de gadgets pelo mundo. É o que chama de iSlave.

Jack Qiu chega a citar frases da Factory Gossip, revista dos trabalhadores da Foxconn: “Os empregados são como escravos e empregados de palácio. Os gerentes e escravos  morrem frequentemente nas mãos de eunucos sem nunca saber o que aconteceu. O caso raro de sobrevivência depende, inteiramente, da boa sorte“. Mas o iSlave também acontece nas formas de servidão voluntária e trabalho gratuito dos inúmeros usuários de mídias sociais.

O autor conversou com o DigiLabour. Confira alguns trechos em textos e ouça a entrevista na íntegra em áudio.

 

Trabalho Digital no Sul Global

https://localhost/digilabour/wp-content/uploads/2019/03/qiu-trabalho-digital-no-sul-global.mp3?_=1

Shenzen, Vale do Silício do Hardware e Tecno

https://localhost/digilabour/wp-content/uploads/2019/03/qiu-shenzen-vale-do-silc3adcio-do-hardware-e-tecno.mp3?_=2

iSlaves

https://localhost/digilabour/wp-content/uploads/2019/03/qiu-islave.mp3?_=3

Plataformização e Dataficação do Trabalho na China

https://localhost/digilabour/wp-content/uploads/2019/03/qiu-plataformizac3a7c3a3o-e-dataficac3a7c3a3o-do-trabalho-na-china.mp3?_=4

Circuitos de Trabalho

https://localhost/digilabour/wp-content/uploads/2019/03/qiu-circuito-do-trabalho.mp3?_=5

 

Leia outros textos de Jack Qiu aqui, aqui e aqui.

 

Sair da versão mobile