Manifesto Global por um Trabalho por Plataformas Mais Justo

Em antecipação ao Encontro de Peritos em Trabalho Decente na Economia de Plataformas da Organização Internacional do Trabalho – que será realizado em Genebra de 10 a 14 de outubro – será lançado um “Manifesto para um Trabalho de Plataforma mais Justo” para proteger e garantir os direitos dos trabalhadores por plataformas em todo o mundo. O documento foi desenvolvido por importantes pesquisadores de diferentes países e instituições envolvidas na análise da economia de plataformas e suas consequências para os trabalhadores.

Conheça e assine o Manifesto no site do Fairwork!

O trabalho por plataformas está se tornando cada vez mais uma fonte fundamental de emprego e renda para os trabalhadores de todo o mundo. Mas frequentemente, tal trabalho é precário – com baixos padrões ou falta de direitos e proteção em relação a remuneração, condições de trabalho, contratos, gestão e representação. O “Manifesto para um Trabalho por Plataformas Mais Justo” tem como objetivo instar a OIT a adotar uma convenção sobre trabalho por plataformas que atenda às necessidades específicas e urgentes dos trabalhadores por plataformas em todo o mundo.

O Manifesto argumenta que devem ser criadas condições justas para os trabalhadores por plataformas para resolver esta falta de direitos e proteção. Ele delineia os desafios colocados por estas novas relações de trabalho em aspectos cruciais, tais como classificação errada, baixos salários, riscos à saúde e segurança, discriminação, gerenciamento algorítmico não transparente, e falta de representação e negociação coletiva.

Convidamos os pesquisadores da área de trabalho por plataformas e tópicos relacionados a ler e assinar o Manifesto. Por favor, compartilhe este convite com outros pesquisadores de sua rede.

O manifesto será lançado em um evento online na sexta-feira, 7 de outubro, às 11h (horário de Brasília).

Sair da versão mobile