Programação da Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma

A Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 novembro. Organizado em conjunto por ITS Rio e Platform Cooperativism Consortium, o evento será realizado no Museu do Amanhã, com inscrições gratuitas e tradução simultânea. Com o título Owning the Future, o tema central é como escalar as plataformas cooperativas de maneira sustentável.

Pela primeira vez na América Latina, após passar por cidades como Nova Iorque, Berlim e Hong Kong, a conferência apresenta uma programação com pesquisadores, ativistas e cooperativas de várias partes do mundo. Os headliners são Anita Gurumurthy, James Muldoon, Rosana Pinheiro-Machado, Rafael Grohmann, Trebor Scholz e Rafael Zanatta. A abertura será do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Segundo Trebor Scholz, professor da New School e um dos organizadores da conferência, o movimento de cooperativismo de plataforma surgiu há oito anos e já têm impacto em mais de 60 países: “agora é hora de dar mais atenção aos esforços existentes no Brasil. Há exemplos promissores de plataformas cooperativas em Araraquara, Rio de Janeiro e São Paulo, ainda que em pequeno número, mas com o devido apoio, esse movimento poderia aproveitar a rica história de lutas dos trabalhadores para criar uma economia de plataformas mais justa e equitativa para todos os brasileiros”, afirma Scholz.

Celina Bottino, diretora de projetos do ITS Rio, afirma a necessidade de fomentar este debate com diversos setores da sociedade: “o cooperativismo de plataforma aponta para as possibilidades de criação de modelos mais democráticos e participativos para o futuro da economia digital”.

Confira a programação do evento:

4 de novembro (sexta)

09h: Inscrição e Café de Boas Vindas

09h45: Discurso de Abertura por Celina Bottino (ITS Rio)

10h: Boas Vindas do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

10h45: Briefings dos Trabalhadores, com Aline Os (Señoritas Courier), Jacira Sousa (Senoritas Courier), Pedro Andrade (AppJusto), Edson Sousa (Núcleo de Tecnologia do MTST) e Mundano (Cataki). Mediação: Pamela Ferreira (ITS Rio)

11h20: Café

11h40: Bate-papo com Trebor Scholz (New School), Ronaldo Lemos (ITS Rio), Aline Os (Señoritas Courier) e Jacira Sousa (Señoritas Courier)

12h10: Conversa sobre o Contexto Brasileiro com Fabro Steibel (ITS Rio) e Rafael Zanatta (Data Privacy Brasil)

12h30: Panorama da Conferência, com Aman Bardia (Platform Cooperativism Consortium)

13h: Almoço

14h: Falas dos Patrocinadores

14h30: “Unconference”, coordenado por Fabro Steibel

16h15: O que aprendemos com a “Unconference”

16h30: Café

16h50: Foto do Grupo

17h: Keynote com James Muldoon (University of Exeter): “Socialismo de Plataforma”

17h45: Performance de Slam Laje!

18h: Keynote com Trebor Scholz (New School): “Cooperativismo de Plataforma”

18h45: Performance de Stefania de Kenessey + UNIJAZZ Brasil: Hino do Cooperativismo de Plataforma

5 de novembro (sábado)

9h: Inscrição

9h30: Keynote com Rafael Zanatta (Data Privacy Brasil): “Cooperativismo de Plataforma no Brasil”

10h15: Dois Painéis Concomitantes

Painel 1: Novas Estratégias para o Trabalho por Plataformas na América Latina, com Matías Bertranou (Cooperativa Mapocho, Chile), Macarena Bonhomme (Universidad Autónoma de Chile / Fairwork), Jonas Valente (University of Oxford/ Fairwork) e Alessio Bertolini (University of Oxford/ Fairwork). Mediação: Renata Tomaz (FGV).

Painel 2: Introdução às Cooperativas de Dados, com Marijn Arets (Dutch Expert), Adriane Clomax (University of Southern California), Katya Abazajian (Georgetown University) e Ana Carolina Benelli (ITS Rio). Mediação: Victor Barcellos (ITS Rio).

11h45: Introduzindo a plataforma cooperativa Needs Map, com Evren Aydoğan, seguido de Jordi Picas Vilà (Suara Cooperative, Catalunha)

12h15: Almoço e Samba com Balaio do Bom

14h: Dois Painéis Concomitantes

Painel 1: Artistas Brasileiros que estão se ajudando, com Leonardo Foletto (FGV), Miguel Said Vieira (UFABC), George Oates (Flickr Foundation) e Victor Barcellos (ITS Rio). Mediação: Aman Bardia (Platform Cooperativism Consortium)

Painel 2: As Cooperativas Podem Salvar Problemas de Governança em DAOs?, com Morshed Mannan (European University Institute), Ronnie Paskin (PUC-RJ), Philémon Poux (Université Paris Saclay) e Jad Esber (Berkman Klein Center for Internet and Society, Harvard University). Mediação: Trebor Scholz (New School)

15h30: Como Construir uma Plataforma Cooperativa com 7500 Motoristas, com Erik Forman, da Drivers Cooperative, de Nova Iorque

16h15: Café

16h45: Dois Painéis Concomitantes

Painel 1: Novas Estratégias de Criação de Emprego no Brasil, com Renan Kalil (Ministério Público do Trabalho), Alexandre Barbosa (Assessor ao Comitê Gestor de Internet no Brasil) e Vivian Alves Pacheco (Prefeitura de Araraquara). Mediação: Luciana Bruno (Institute for the Cooperative Digital Economy).

Painel 2: Da Índia e da Itália até o Senado dos Estados Unidos: o que a política pode fazer para liberar o poder das cooperativas digitais, com Sadev Parikh (Georgetown University), Pietro Ghirlanda (University of Milan) e Mohit Dave (International Cooperative Alliance (Asia and Pacific). Mediação: Eneida Santos (UFRJ)

17h45: Keynote com Rafael Grohmann (University of Toronto): “Plataformas de Propriedade de Trabalhadores: Aprendizados, Teoria e Políticas Públicas a partir da América Latina”

18h30: Epílogo

6 de novembro (domingo)

9h: Inscrição

9h15: O Poder Transformador das Plataformas Cooperativas no Sul Global, com Ariel Guarco, presidente da International Cooperative Alliance

9h30: Keynote com Rosana Pinheiro-Machado (University College Dublin): “Como a Extrema-Direita está Usando as Mídias Sociais”

10h15: Dois Painéis Concomitantes

Painel 1: Plataformização no Brasil, com David Nemer (University of Virginia), Fernanda Bruno (UFRJ) e Leo Pinho (Unisol Brasil).

Painel 2: As Plataformas Cooperativas podem ajudar o País Basco, e mais amplamente, o Sul Global? Com Aitor Lizartza Martin (University of Mondragón), Natxo Devicente (Mundukide), Raul Amorim (MST) e Sain López (Mondragon University). Mediação: Trebor Scholz (New School)

11h15: Café

11h45: Keynote com Anita Guramurthy (IT for Change): “Digitalização, Governança de Dados e Cooperativas na Índia”

12h45: Lições do Front, com Denise Kasparian (Universidad de Buenos Aires), Gustavo Mendes (Coonecta), Lívia Gouvêa (LibreCode) e Hugo Felinto (Coopersystem). Mediação: Maria Salvador (Visão Coop)

14h15: Encerramento, com Trebor Scholz (New School)

Sair da versão mobile