Winifred Poster é professora da Universidade de Washington e pesquisa há mais de duas décadas o trabalho em empresas de alta tecnologia nos Estados Unidos e na Índia, desde setores de manufatura e software até call centers e atividades de back office. Algumas áreas de interesse de pesquisa são vigilância, automação e crowdwork, economia política transnacional do trabalho, trabalho high-tech no Sul da Ásia e cibersegurança e gênero.
Poster é coautora dos livros Invisible Labor: Hidden Work in the Contemporary World e Borders in Service: Enactments of Nationhood in Transnational Call Centres e autora de capítulo sobre vigilância racializada na economia de serviços digitais no livro Captivating Technology, organizado por Ruha Benjamin.
Em entrevista à DigiLabour, Winifred Poster fala sobre as lutas dos trabalhadores em contextos digitais, mesmo quando há tentativas de invisibilização. Ela comenta o uso de inteligência artificial por organizações de trabalhadores e que há greves por meio de tecnologias de comunicação desde o início do século XX. Além disso, também analisa a vigilância racializada no mundo do trabalho.
DILABOUR: No livro Invisible Labor, você, Marion Crain e Miriam Cherry analisaram algumas dimensões do trabalho invisível. O que é um trabalho virtualmente invisível em relação às plataformas digitais?
WINIFRED POSTER: Nós mostramos como a tecnologia criou categorias totalmente distintas de trabalho que ocorrem por meio de plataformas, como mídias sociais, crowdsourcing em sites como Amazon Mechanical Turk e representações avatar de trabalhadores em mundos virtuais como o Second Life. Neste contexto, a tecnologia impede que o trabalhador seja visto por usuários ou consumidores finais e, às vezes, pelo empregador que o contrata. Também obscurece quais tarefas são realizadas por humanos e quais são realizadas por computadores. Em alguns casos, elimina as fronteiras entre lazer e trabalho. O capítulo de minha colega Miriam Cherry traz um exemplo dos moderadores de conteúdo. São trabalhadores online que monitoram as mídias sociais em busca de material antiético ou questionável. Com isso, tudo que envolve o processo de trabalho é invisível. O trabalhador é invisível para o usuário, pois não há sinal ou vestígio de sua presença no site (por exemplo, Facebook). E, de fato, os usuários podem até presumir que o trabalho é feito por um computador. O trabalho é invisível porque não há produto tangível. Na verdade, o objetivo do trabalho é literalmente apagar o conteúdo. Cherry também escreve sobre o processo de gamificação, no qual os usuários podem nem perceber que estão trabalhando para corporações enquanto jogam online. Os trabalhadores podem estar desinformados sobre como suas contribuições no trabalho serão usadas, ou qual pode ser o resultado final. Isso acarreta custos cognitivos para os trabalhadores, que perdem a compreensão de seu papel nos processos produtivos e conexão com o trabalho. O meu capítulo discute a invisibilidade da terceirização que se dá de forma internacional por meio de plataformas. Os clientes que contratam serviços de assistente virtual, por exemplo, podem não estar cientes de que há uma equipe inteira de funcionários trabalhando como Back Office na Índia atendendo às suas solicitações. Eu também destaco como a invisibilidade do trabalho virtual pode ser seletiva. Isso acontece com a automação dos trabalhadores que se apresentam nas plataformas. Muitas técnicas são implantadas – como chatbots, inteligência artificial e hologramas – para economizar nos custos do trabalho humano. No entanto, ao mesmo tempo, designers e empregadores estão escolhendo atributos específicos de trabalhadores humanos para reter e manter em suas empresas. Às vezes, trata-se de um clipe de áudio da voz do trabalhador para incorporar em um avatar ou a qualidade emocional de suas palavras para entrada em bate-papos de texto, ou um vídeo do corpo do trabalhador para usar em um holograma. A invisibilidade nos espaços digitais é socialmente construída, hibridizada, e nem sempre uma prática dicotômica.
DIGILABOUR: O que são os avatares digitais de sindicatos de trabalhadores?
POSTER: Tenho analisado como os atores no local de trabalho estão manipulando personas virtuais como um meio de afirmar seus interesses. Eles fazem isso ocultando suas identidades, adotando as de outras pessoas e, assim, criando novas identidades. Como exemplo, sindicatos e associações de trabalhadores estão gerando substitutos digitalizados para as associações organizadoras dos trabalhadores. Isso está se tornando acessíveis a atores de base por meio da difusão de dispositivos móveis. O United for Respect, que representa os trabalhadores do Walmart, foi um dos primeiros. Ele fez parceria com a IBM e seu sistema de IA Watson para criar o bot Workit. Ele fornece aos trabalhadores respostas a perguntas sobre direitos no local de trabalho e coordena as ações trabalhistas. Os trabalhadores australianos nas áreas de hospitalidade, cassinos e educação também criaram uma versão do bot para usar em sua associação Union Voice. O Movimiento Cosecha, que representa trabalhadores rurais migrantes latino-americanos, está usando chatbots para conectar vídeos nas redes sociais com sistemas de mensagens para recrutamento. O Wetaase em Uganda desenvolveu um chatbot para identificar e ajudar sobreviventes de tráfico de trabalho forçado. Portanto, enquanto os empregadores estão usando inteligência artificial para criar avatares de trabalhadores (na forma de mensagens de áudio automatizadas, chatbots e hologramas), os trabalhadores também usam inteligência artificial. Estou analisando ainda o que isso significa para as subversões do trabalho digital e quais as contradições envolvidas.
DIGILABOUR: O que significa “fingir ao telefone” no mundo do trabalho?
POSTER: Isso se refere a empresas fraudulentas em que os trabalhadores indianos se passam por determinados funcionários (como coletores de impostos do governo dos EUA e representantes da Microsoft) para fraudar consumidores dos Estados Unidos. Eu argumento que as táticas de “fingir no telefone” são na verdade muito semelhantes, e na verdade imitam, aquelas da legítima indústria de call centers de atendimento ao cliente na Índia. Essas empresas também exigem que os trabalhadores se façam passar por americanos (em seus nomes, sotaques e/ou padrões de conversação) para atrair os consumidores norte-americanos. Ambos dependem de um regime de trabalho que chamei de “gestão de identidade nacional”. Por meio desse sistema, os trabalhadores são treinados em como adotar identidades alternativas e, em seguida, executá-las por meio de tecnologias comunicativas (como telefone e internet), além das fronteiras nacionais. Minha pesquisa examina o que significa falsificar a identidade para o trabalho, por que se tornou uma característica da economia de serviços digitais e por que se tornou lícito ou ilícito em contextos variados, apesar de ser essencialmente a mesma atividade sociotécnica.
DIGILABOUR: Como se dá a vigilância racializada no ambiente de trabalho?
POSTER: Minha pesquisa analisa a forma como a vigilância racializada está sendo canalizada, estruturada e ampliada no contexto das plataformas digitais. Esses novos sistemas executados “algocraticamente” – nos termos de Aneesh – geralmente exibem uma pequena gama de opções codificadas nas quais os consumidores respondem. É nesses contextos que o capitalismo de plataforma está ativando (ou habilitando) a vigilância. Aqui, as tendências e avaliações raciais ganham um espaço na infraestrutura digital e têm um impacto significativo nas transações econômicas. Isso acontece, por exemplo, em plataformas que conectam as partes para trocas de serviços: contratação de atividades de trabalho, crowdfunding e terceirização de mão de obra, microcrédito (ou seja, pequenos empréstimos) e empréstimos online, mercados online e venda de mercadorias e a chamada gig economy. Aqui, a vigilância racializada envolve micro atos que são feitos por indivíduos, muitas vezes de forma independente, enquanto examinam sites, dissecam perfis e avaliam as etnias dos usuários a partir de medidas de branquitude. Em sistemas peer-to-peer, isso acontece com o clique de um botão. Os usuários olham para perfis, avaliam corpos e, em seguida, selecionam fotos ou nomes “racialmente apropriados”. Nos sistemas de comunicação, isso é performativo e expressivo. Os usuários observam avatares e ouvem trabalhadores terceirizados e, em seguida, examinam os sons e olhares racializados. Eles podem testá-los quanto à conformidade racial a partir de perguntas provocadoras e, em seguida, disciplinam verbal ou textualmente aqueles que estão fora da norma étnica ou nacional. Esses atos podem ser não intencionais e inconscientes, ou sinais de agendas claras de xenofobia e supremacia racial. Mas, de qualquer maneira, isso tem impactos concretos na disciplina racializada. As decisões dos usuários nessas plataformas têm resultados quantificáveis (e também simbólicos) para as pessoas não brancas que participam desses sites. Isso se materializar como recusas de tarefas, avaliações mais baixas, calúnias e ameaças de danos por meio de mídias sociais, e assim por diante. Mas cada vez que alguém clica em uma foto de uma pessoa não branca ou publica um discurso retórico contra um trabalhador estrangeiro de um call center, isso se torna outro meio de punir o indivíduo e fortalecer o racismo institucional.
DIGILABOUR: Para você, quais as potencialidades e os limites da noção de Sul Global para pensar a economia digital?
POSTER: Há muitas lições positivas que o mundo pode e deve aprender com o Sul Global em suas posturas sobre a economia digital. Eu, pessoalmente, vejo o Sul Global como um modelo de empoderamento do trabalhador em face às tendências das corporações multinacionais tentarem enfraquecer os trabalhadores. Carolina Bank Munoz nos mostra em seu livro Building Power from Below como os trabalhadores chilenos lutaram contra essas tendências de rotulá-los como “autônomos” em vez de empregados. Eles foram bem-sucedidos e sua unidade do Walmart foi uma das primeiras no mundo a reconquistar o posto de “empregado” e, portanto, todos seus benefícios. Isso tem implicações para novas economias de plataformas, como Uber e Lyft, visto que estão enfrentando desafios legais semelhantes no momento em relação a como categorizar os trabalhadores. Em relação à minha pesquisa na Índia, atualmente estou escrevendo um artigo sobre a história dos trabalhadores na realização de greves virtuais. Em vez de ser um fenômeno recente da Internet, os trabalhadores indianos têm feito protestos trabalhistas por meio das TICs há mais de cem anos. Eu mapeio suas greves digitais no telégrafo no início de 1900, em mundos virtuais no início de 2000, em telefones celulares hoje por meio de geotags e redes mesh/ de malha. Os indianos mostraram ao mundo o primeiro protesto baseado em rede e as maiores mobilizações contemporâneas de greves trabalhistas, com 250 milhões de trabalhadores. No futuro, um grande desafio para os trabalhadores nas economias digitais é a tendência da liderança estatal autoritária. Elas têm varrido o globo – independentemente da localização Norte ou Sul. É uma das tendências marcantes do século XXI. Isso levou a ataques aos sindicatos, à redução dos padrões trabalhistas e à repressão violenta dos movimentos de protestos. Eu espero que esta seja uma oportunidade para os trabalhadores aprenderem transnacionalmente com suas experiências comuns e trabalharem juntos em direção a um futuro alternativo.