Trabalho Transmídia: Entrevista com Karin Fast

Karin Fast é professora da Karlstad University, na Suécia, e pesquisa temas como midiatização, trabalho midiático e transmídia. Lançou em abril deste ano, junto com André Jansson, o livro Transmedia Work: privilege and precariousness in digital modernity. O livro discute termos como trabalho transmídia e transmidiatização a partir de pesquisa realizada com trabalhadores das áreas de cultura e negócios, expatriados e discursos corporativos, especialmente de coworking. Confira abaixo a entrevista de Fast à DigiLabour:

 

DIGILABOUR: O que é trabalho transmídia?

KARIN FAST: Trabalho transmídia é um termo que eu e André Jansson usamos para nos referirmos às condições de trabalho saturadas por mídias. Não se refere a uma categoria específica de trabalho, nem a atividades de trabalho específicas. Em vez disso, usamos “trabalho transmídia” para problematizar as normas contemporâneas sobre como devemos trabalhar e nos relacionar com outros por meio das mídias. Por fim, acreditamos que o trabalho transmídia é um conceito útil para formular uma crítica social do trabalho no contexto da modernidade digital. Em nosso novo livro, definimos o trabalho transmídia como uma nova condição social saturada por: 1) práticas de compartilhamento on-line que 2) tornam o trabalho e os trabalhadores visíveis para outros usuários e 3)possibilitam feedback em tempo real sobre o conteúdo circulado, o que, por sua vez, facilita 4) processos automatizados de vigilância e, finalmente, 5) a mercantilização das práticas e relações sociais em geral. Deixe-me ilustrar isso com um exemplo. Imagine que você compartilha uma selfie tirada em um congresso no Facebook. No momento em que você a compartilha, seu trabalho se torna visível para outros usuários. Qualquer colega ou chefe que você tenha como “amigo” pode ver que você está ocupado trabalhando. Potencialmente, eles também podem ver onde você está trabalhando, com quem e com o que. Além disso, os amigos do Facebook podem “curtir” ou comentar sua foto, fornecendo feedback tem tempo real. Além disso, a partir do momento em que você publica sua foto no Facebook, ela se torna parte de processos automatizados de vigilância. Como um pedaço de big data, a sua selfie – e o trabalho por trás dela – acaba se tornando parte da mercantilização das práticas e relações sociais em geral. Ao mesmo tempo, você pode obter algum tipo de reconhecimento social e auto-estima que pode ser benéfico para sua carreira. Conforme enfatizamos em nosso livro, as pressões sociais e as lógicas comerciais interagem com o avanço tecnológico na criação do trabalho transmídia. Utilizamos o conceito de transmidiatização para nos referir à normalização dessa condição social. Um argumento importante que desenvolvemos em nosso livro é que diferentes grupos de trabalhadores são diferentemente “vulneráveis” às pressões da transmidiatização.

 

DIGILABOUR: Qual poderia ser uma tipologia de trabalho transmídia?

FAST: Distinguimos quatro tipos elementares de trabalho transmídia. O trabalho “dedicado” pode ser encontrado entre os grupos de trabalhadores que também estão mais envolvidos no trabalho de reconhecimento, como empreendedores culturais independentes, impulsionados por valores intrínsecos enquanto trabalham em condições relativamente precárias. O trabalho forçado corresponde a condições nas quais os trabalhadores têm pouco controle sobre sua situação de trabalho e em que o trabalho é principalmente impulsionado por necessidades materiais. Para esses trabalhadores, a questão transmídia é essencial. Por exemplo, os trabalhadores da gig economy normalmente conseguem suas atividades de trabalho por meio de plataformas online (por exemplo, TaskRabbit ou Gigstr). Em ambientes não precários, onde as pessoas experimentam um forte senso de autorrealização e investem grande parte de suas identidades em suas vidas profissionais, podemos falar em trabalho eletivo na relação com transmídia. Aqui, o trabalho transmídia é uma tarefa menos obrigatória. O trabalho embrionário, por fim, é mais provável de se manifestar em locais onde os empregos são relativamente seguros, mas as oportunidades de autorrealização são pequenas. Sob tais condições de trabalho, que ainda caracterizam grande parte do mercado de trabalho, o trabalho de reconhecimento deve ser mantido em um nível baixo e orientado para realizações práticas, em vez de ser uma “marca pessoal”. Esses tipos de configurações são, portanto, relativamente pouco afetados pela transmidiatização. Embora reconheçamos que pode ser difícil categorizar trabalhadores ou grupos individuais de acordo com o nosso modelo, acreditamos que isso pode ser útil para estudar variações em termos de como a transmidiatização ocorre socialmente.

 

DIGILABOUR: De quais maneiras e com quais sentidos têm circulado as ideias dominantes e as mitologias do trabalho transmídia?

FAST: Existem muitos “interessados ​​em transmidiatização” por aí. Isto é, vários atores que têm interesse direto em cultivar dependências transmidiáticas. Deixe-me mencionar aqui três partes distintas interessadas nisso e os tipos de mitologias que elas tendem a desenvolver. Primeiro, e talvez mais evidentemente, temos o negócio de tecnologias de informação e comunicação (TIC), cuja razão de ser envolve o desenvolvimento das tecnologias transmídia. O discurso contemporâneo sobre tecnologia sugere que o mundo está passando por mudanças significativas e rápidas devido aos avanços no domínio das tecnologias móveis conectadas. Smartphones, laptops, tablets, soluções em nuvem,  relógios inteligentes etc. são representados como meios de transformação social radical. Diz-se que a tecnologia “capacita” as pessoas, “faz crescer” a economia e, finalmente, cria o tipo de “aldeia global” que McLuhan imaginou na década de 1960. No campo do trabalho, especificamente, a retórica das TIC tende a destacar horários e locais de trabalho “flexíveis”, bem como a derrubada das hierarquias organizacionais. Como exemplo, uma das principais empresas de TIC, a Ericsson, fornece um “Guia de Sobrevivência” para a “Vida Profissional da Próxima Geração”, que aconselha os trabalhadores a “se reconstruírem constantemente”, para se tornar seu próprio “gerente de marca pessoal”. ”E para aumentar sua “network pessoal ”. Em panfletos desse tipo, os negócios de TIC quase disfarçam o sindicato dos trabalhadores – com a diferença significativa de que a ênfase está no indivíduo e não no coletivo (ou seja, você deve assumir total responsabilidade por suas condições de trabalho). Assim, as empresas de TIC estão altamente envolvidas em um processo de definir o que significa ser trabalhador na era da aceleração da transmidiatização. Em segundo lugar, temos a ampla categoria de atores que capitalizam mais indiretamente a transmidiatização, oferecendo “abrigo” aos trabalhadores transmídia estressados. Os chamados espaços de coworking representam um desses atores. Essas empresas oferecem aos trabalhadores móveis e isolados – normalmente trabalhadores brancos ou “sem colarinho” – o aluguel de uma mesa, um escritório ou um estúdio por um período limitado. As tecnologias transmídia constituem a espinha dorsal (i)material da indústria espacial do coworkinge, portanto, o discurso sobre coworking é rico em sugestões sobre o que implica o trabalho transmídia. Ao se apresentarem como meio “amigável”, “acolhedor”, “atencioso” e “divertido”, os espaços de coworking efetivamente constroem o mundo “normal” do trabalho como solitário, frio, competitivo e alienante. Os chamados empreendedores de detox digital, para dar outro exemplo, contribuem para o mesmo tipo de criação de mitos. Eles projetam suas ofertas – ambientes relaxados e desconectados – em oposição ao mundo normal do trabalho, que é descrito como estressante, competitivo e muito exigente. O que os espaços de coworking e os empreendedores de desintoxicação digital têm em comum é que afirmam se revoltar contra os principais meios de subsistência transmidiatizados. No entanto, eles também se alimentam da transmidiatização e de suas consequências sociais.

 

DIGILABOUR: Você mostra sete exemplos de metáforas de trabalho não pago no setor midiático. Como avançar nesse debate?

FAST: O free labor se desenvolveu como um conceito analítico importante para reconhecer e criticar novas ou semi-novas formas de trabalho na modernidade digital. O objetivo de nosso artigo sobre isso foi criticar e avançar esse conceito apresentando uma tipologia historicamente fundamentada do free labor que também destaca dois problemas principais com os usos atuais do conceito. Antes de tudo, a crescente literatura que teoriza sobre free labor tende a usar o termo de forma muito indiscriminada. Afirmamos que apertar o botão de curtir no Facebook – uma atividade que foi corretamente identificada como free labor – é um tipo muito diferente de free labor do que, por exemplo, trabalhar ininterruptamente com o desenvolvimento de um novo game durante um hackaton. De maneira semelhante, afirmamos – em oposição à definição seminal de Tiziana Terranova – que nem todo free labor é “voluntariamente dado e não remunerado, desfrutado e explorado”. O free labor, como exemplificamos, nem sempre pode ser voluntariamente dado, nem é necessariamente sempre desfrutado. Além disso, o nível de “liberdade” experimentado pelo trabalhador pode variar.Muitas formas de free labor são monitoradas, estruturadas e gerenciadas de perto, de acordo com o interesse do empregador. O segundo problema é que o free labor é representado principalmente como um novo fenômeno, apesar de existirem equivalentes históricos. Ao desenvolver um conceito mais historicamente ancorado, queríamos mostrar a heterogeneidade do amplo conjunto de práticas que poderíamos chamar de free labor. Assim, nossa tipologia apresenta sete metáforas do free labor, baseadas em instâncias históricas de papéis que as pessoas assumem ao realizar trabalhos não remunerados: os de EscravoCuidadorAprendizProspectorTrabalho por HobbyVoluntário e Idiota.

 

DIGILABOUR: O que são tecnologias geomidiáticas?

FAST: As tecnologias geomidiáticas são um conceito abrangente para uma ampla variedade de dispositivos, hardwares e softwares que têm uma coisa em comum: são contingentes. Em resumo, isso significa que elas rastreiam, registram e exploram automaticamente a posição geográfica dos usuários, para vários propósitos. Embora as formas analógicas de tecnologias geomidiáticas existam há muito tempo, a disseminação de dispositivos conectados, portáteis, digitais e relativamente acessíveis – como relógios inteligentes, smartphones, laptops e tablets – nos levou a uma fase de aceleração da geomidiatização. Isso implica que as tecnologias geomidiáticas, em interação com as forças sociais, culturais, econômicas e políticas, afetaram a maneira como fazemos as coisas – como navegar, namorar, fazer compras, socializar, trabalhar, viajar etc. etc. Podemos, por exemplo, confiar em tecnologias geomidiáticas ao procurar restaurantes próximos, encontros em potencial ou estacionamentos disponíveis, ao medir a distância do ponto A ao ponto B ou ao jogar um game de realidade aumentada. As tecnologias geomidiáticas, para falar com Raymond Williams, tornaram-se “ordinárias”. Para certos tipos de tecnologias geomidiáticas – podemos chamá-las de “tecnologias geomidiáticas não comprometedoras” – o lugar da contingência é um atributo-chave. Softwares como Pokémon Go, Google Maps ou Run Keeper, por exemplo, seriam inúteis se fossem roubados de sua capacidade de detectar e ajustar seu conteúdo à posição do usuário. Outras tecnologias de geomídia, como as mídias sociais baseadas em localização, permitem e nos incentivam a fazer “check-in” em locais e a “marcar tags” em nossas fotos, mas têm mais do que contingências. O Facebook e o Instagram, por exemplo, ainda aceitam fotos sem identificação geográfica, e o Snapchat continua funcionando mesmo quando o acesso à posição do usuário é negado. Poderíamos, portanto, nos referir a este último grupo como “tecnologias geomidiáticas comprometedoras”. Normalmente, um contêiner de tecnologias geomidiáticas não comprometedoras e comprometedoras, o smartphone é indiscutivelmente o “garoto-propaganda” das tecnologias geomidiáticas. Para falar com Scott McQuire, o smartphone é sintomático de todos os quatro desenvolvimentos tecnologicamente induzidos que marcam a mudança de “mídia” para “geomídia”: onipresença, reconhecimento de localização, feedback em tempo real e convergência. No entanto, embora fosse fácil pensar na geomidiatização como primeira e acima de tudo um processo tecnológico, eu gostaria – em simpatia com a teorização de McQuire sobre geomídia e teorizações já feitas sobre midiatização – de enfatizar sua dimensão social. As tecnologias geomidiáticas só se tornam poderosas quando “acontecem” na vida cotidiana das pessoas.

 

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