Início » Plataformas de fazendas de clique: como funcionam? Referências Plataformas de fazendas de clique: como funcionam? Em busca de bombar seus perfis nas mídias sociais com “seguidores reais”, influenciadores, outros profissionais – inclusive políticos e jogadores de futebol – e organizações compram serviços de plataformas de fazendas de clique. Saiba como elas funcionam (clique para ver em alta resolução): O infográfico acima foi produzido no âmbito do envolvimento do DigiLabour em projeto financiado pela Universidade de Cambridge, Histories of Artificial Intelligence: a Genealogy of Power . Temos chamado as fazendas de clique de plataformas parasitas por elas dependerem das infraestruturas das plataformas de mídias sociais para sobreviverem – em um paralelo com a metáfora da árvore das plataformas cunhada por José van Dijck. Aqui o que já publicamos sobre as fazendas de clique no Brasil: O que são plataformas de fazendas de clique e por que elas importam (Nexo Políticas Públicas);“Mistura de deep web com feira livre”: o trabalho nas fazendas de cliques (UOL) Também comentamos sobre elas em dois outros artigos: Trabalho por Plataformas Digitais (Revista Ciência Hoje);Trabalho Plataformizado e Lutas de Classes (Revista Margem Esquerda) Em breve alguns detalhes estarão em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Outros artigos que falam sobre o cenário das fazendas de cliques em outros países: Good Enough Imposters: The Market for Instagram Followers in Indonesia and Beyond (Johan Lindquist)A Survey on Online Advertising and Click fraud detection (Nayanaba Gohil e Arvind Meniya)Architects of Networked Disinformation: Behind the Scenes of Troll Accounts and Fake News Production in the Philippines (Jonathan Ong e Jason Cabañes)Illicit Economies of the Internet: Click Farming in Indonesia and Beyond (Johan Lindquist)Fake Reviews Tell No Tales? Dissecting Click Farming in Content-Generated Social Networks (Neng Li, Suguo Du, Haizhong Zheng, Minhui Xue e Haojin Zhu) Caso você queira ver vídeos sobre: Automating Credulity. The Digital Labor Behind Fake News and Propaganda (Antonio Casilli)AI & Work: the work on Brazilian click farms (Rafael Grohmann) DigiLabour Compartilhar Artigo AnteriorBoitempo lança livro DigiLabour. Confira o sumário! Próximo ArtigoNota alta, renda baixa: por que o trabalho por plataformas adora a gamificação 5 de julho de 2021