Referências sobre valor no trabalho em plataformas

Um dos grandes debates sobre trabalho em plataformas digitais é a questão do valor extraído pelas plataformas. Na primeira metade da década de 2010, a grande questão era se os usuários trabalhavam ou não para as plataformas de mídias sociais – e se há ou não valor envolvido. Nos últimos anos, o debate tem se deslocado para as relações das plataformas com o rentismo e a financeirização, incluindo o papel da extração de dados como capital.

Um ponto de virada nesse debate parece ser o livro Platform Capitalism, do Nick Srnicek, de 2016. Ele tenta nos convencer que o debate sobre as atividades dos usuários não é só uma tediosa discussão sem fim e assume a posição de que as plataformas de publicidade se apropriam dos dados como matéria-prima, considerando que há uma multiplicidade de plataformas, com extrações específicas de valor. Naquele momento, Srnicek falava em outros tipos, como plataformas industriais, de produto, de nuvem e lean ou enxutas. Ele já mudou o diagnóstico e afirmou – em entrevista à DigiLabour – que atualmente só há três tipos: publicidade, nuvem e enxutas.

Confira algumas referências sobre valor no trabalho em plataformas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Foto: [fyv6561 / Shutterstock.com]

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